top of page

SPFW N41! O maior evento de moda do Brasil.

  • Jefferson Tolledo (@jefftolledo)
  • 28 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

Do dia 25 até o dia 29 deste mês, acontece o maior evento de moda do Braisil, o famoso São Paulo Fashion Week, desta vez, no Pavilão da Bienal no Parque do Ibirapuera. Durante esses dias estarei fazendo posts diários sobre o evento. Este ano o evento vai contar com 39 desfiles, se quiser confira aqui o line-up das apresentações.

Com uma nova reforma no evento este ano, o evento marca a extinção da divisão entre inverno e verão na moda brasileira. De agora em diante, o calendário do SPFW desconsidera as estações do ano. Para saber o porque, e tudo sobre essa reforma no evento, leia aqui embaixo um pouco da entrevista que Paulo Borges deu para a ELLE, explicando o porque dessa mudança. Pra quem não conhece, Paulo Borges é o fundador do São Paulo Fashion Week e presidente da Luminosidade, divulgou que o calendário da semana de moda paulista vai mudar no ano que vem. O intuito é alinhar-se ao sistema “see now, buy now” que está sendo adotado por cada vez mais marcas internacionais de peso.

Confira um pocuo da entrevista aqui:

ELLE -Como você acha que os estilistas vão se adaptar ao novo calendário sem a diferença de estações?

Paulo Borges - Depende de cada uma delas, se quiserem adotar, adotam, se não, não. Tem muita gente que não faz inverno ou verão, dá nome a coleção, traz um conceito e é isso. Na verdade, ninguém mais compra pensando na estação. O que move alguém a comprar algo é o desejo. É um momento novo da moda que pode voltar a olhar a criatividade ou se tornar mais comercial. O que acontece é que existe uma convergência entre o que o estilista vai propor e o que o cliente espera. Acho que isso coloca o Brasil na frente: uma vez que Nova York está pensando se vai ou não entrar nessa e nós já tomamos uma decisão. O mesmo aconteceu quando começamos com as transmissões online e ao vivo. Para os franceses isso foi considerado um sacrilégio praticamente, mas hoje boa parte dos desfiles de lá tem livestream.

ELLE - Alguns players da moda já se colocaram contra a mudança para o "see now, buy now", o Karl Lagerfeld é um exemplo disso. A Semana de Moda Parisiense também se recusou a mudar. François Henri Pinault, CEO do grupo Kering diz que a medida “nega o sonho do luxo”. Como você responderia a esses comentários?

Paulo Borges - Não existe apenas uma maneira correta de fazer desfile. O Lagerfeld e a Chanel têm suas razões para negar ou aceitar esse processo. Inclusive, essa multiplicidade de opiniões tem muito a ver com a modernidade. O que eu acho é que a velocidade da tecnologia e das redes sociais só vai aumentar e se você não se adapta a esse sistema, pode acabar estrangulando algo que é irreversível. A moda sempre quis crescer e ela conseguiu. O desfile não é mais só para quem está sentado na primeira fila, é para uma quantidade muito maior de pessoas que torna essas apresentações mais fortes e mais importantes.

Esse ano, sete novas marcas entraram no line-up: A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas e Vix, além da participação da etiqueta capixaba Amabilis, que foi selecionada no projeto Top Five, realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE. No total, acontecerão 39 desfiles e uma apresentação especial do estilista Fause Haten no domingo, dia 24, às 19h30. Ela faz parte do projeto Fora da Moda, nos jardins do Museu do Ipiranga, junto ao SESC Ipiranga.

Além disso, como já era de se esperar, os anos 1990 dominaram o primeiro dia do evento, e como sempre os convidados entraram de cabeça na hora de montar seus looks baseados nos anos 90. Os que me chamaram mais atenção foi: o famoso "dois coques", bolsa holográfica, batom marrom, choker e pochete.

E como não poderia deixar de postar, quem está fazendo a cobertura do evento e postando cada minutinho do evento em suas redes sociais, são:

A blogger mostra tudo o que está acontecendo na Bienal de um jeito leve e fun, como só ela sabe fazer!

O próprio perfil do SPFW é ótimo para vários cliques de bastidores do evento.

A revista ELLE.

E claro que euzinho aqui estarei postando as novidades no blog e no meu insta, haha!

Enfim, esse foi mais um post, e fiquem ligadinhos nas novidade, durante a semana, haha!

Comments


artigo em destaque
postagem recente
busca por tags
follow me 
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page